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Marketing digital para clínicas de exames é essencial para quem quer atrair pacientes no setor da saúde.
Quando se trata de saúde e bem-estar, o público tende a ser ainda mais seletivo. Geralmente, quem vai em um local para fazer testes relacionados ao seu quadro clínico, tende a passar anos indo somente a uma mesma clínica.
Isso se intensifica ainda mais quando se tem uma estratégia de marketing digital poderosa aplicada à marca. No entanto, você não depende apenas do boca a boca para se tornar uma referência conhecida na região, podendo atrair pacientes de forma orgânica.
Quer descobrir como criar estratégias de marketing digital para clínicas de exames que podem ser aplicadas nos seus locais de atendimento? Então continue acompanhando e boa leitura!
Por que utilizar marketing digital para clínicas de exames
Antigamente, estabelecer uma imagem de referência dentro do setor da saúde era muito difícil. Isso porque, com a pouca propagação da informação – quando comparada à atualidade – demorava um tempo enorme até conhecer a excelência de um hospital ou clínica.
Muitos dos grandes hospitais que existem no Brasil hoje possuem décadas de existência. O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido como Hospital das Clínicas, uma das maiores referências em São Paulo, possui mais de 70 anos de existência.
Já o Hospital Israelita Albert Einstein, uma referência dentro de todo o Brasil, existe desde 1955, possuindo 67 anos de existência.
Portanto, para que clínicas modernas e mais recentes pudessem alcançar esse nível de reconhecimento no modelo antigo de divulgação, poderia levar por volta de 15 a 25 anos.
Porém, com a existência da internet e a velocidade com que a informação se propaga, ganhar um grande nome dentro do seu setor de atuação já não demora tanto tempo assim.
Hoje, o Dr Consulta, uma rede clínica criada em São Paulo, já conseguiu se destacar e ganhar a confiança de uma boa parte do público, e isso porque ele existe apenas há 11 anos.
A tendência é que o tempo até se tornar uma referência continue diminuindo, principalmente com a entrada do marketing digital, que é capaz de gerar engajamento e fidelização de maneira mais acelerada e fluida, ampliando a visibilidade de um negócio por meio da rede.
As vantagens do marketing digital para esse tipo de negócio
O marketing digital é capaz de oferecer diversos benefícios para aqueles que decidem apostar suas fichas no modelo. Entretanto, quando aplicado na estratégia de divulgação de clínicas de exames, seus efeitos são ainda mais poderosos.
Isso pois, para que uma clínica seja considerada de sucesso, o que importa é a sua notoriedade perante a sociedade. Quanto mais um negócio desse tipo é reconhecido e recomendado, mais notório ele se torna, e, assim, mais fácil é se tornar uma referência.
Diante disso, você pode conferir abaixo quais os benefícios que o marketing digital para clínicas de exames oferece, principalmente no aspecto de reconhecimento da marca!
Autoridade e domínio da área em que atua
Quando você é uma clínica que constrói uma imagem por intermédio do marketing digital, você passa para o público a imagem de autoridade e domínio sobre diversos assuntos da área em que atua.
Isso não ajuda apenas na divulgação, mas faz com que as pessoas passem a confiar na sua marca e naquilo que é dito dentro dos seus materiais.
Quando se trata de saúde, as pessoas tendem a buscar por conteúdos mais relevantes do que se estivessem buscando por outro assunto, pois um descuido com esse aspecto e podemos acabar acamados e incapacitados para realizar nossas atividades diárias.
Sendo assim, há a necessidade de produção de um conteúdo mais extenso e informativo, que se comunique bem com o público de forma geral e seja explicativo o suficiente para passar domínio sobre o assunto, já que isso passa a sensação de que a pessoa está lendo algo que um médico está explicando.
Proximidade entre médico e paciente
Quanto mais um paciente é capaz de confiar em um médico, mais fácil é para ele se sentir confortável com seus tratamentos e exames.
A proximidade também abre espaço para uma comunicação mais limpa, onde a pessoa que está visitando a clínica será capaz de dizer o que está sentindo ou pelo que está passando em seu quadro, de maneira mais transparente e assertiva.
Outro ponto positivo é a criação do laço de confiança. Quando se trata de saúde, é difícil encontrar alguém que dê preferência por passar em vários doutores em vez de um único.
Isso se deve a diversos fatores, mas principalmente pelo fato de que o paciente se sente mais seguro e acredita mais em alguém que ele já conhece do que se estivesse se consultando com um profissional estranho.
Credibilidade perante pacientes e sociedade
Provavelmente, esse é o fator mais importante para quem busca marketing digital para clínicas de exame. Gerar credibilidade é um ponto decisivo para que uma clínica se torne reconhecida e consiga atingir ainda mais pessoas.
Um local que contém certo nível de crédito já é capaz de atender muito mais pacientes ao dia, o que aumenta consideravelmente o seu lucro, mesmo que ele possua poucos meses de atividade.
Porém, tome muito cuidado! Apesar de ser um ponto de extrema importância, ele também é o mais sensível entre os benefícios apresentados.
Por mais que a insatisfação possa surgir de um ou outro cliente, saiba que comentários negativos afetam muito mais um hospital do que uma hamburgueria, por exemplo.
Lembre-se, a reputação faz a clínica, e é ela que é responsável por atrair ou afastar a clientela.
Como implementar o marketing digital no seu negócio
Implementar o marketing digital em um negócio de saúde é um grande desafio. Afinal, por mais que você consiga definir uma estratégia, será preciso mais do que apenas colocá-la em prática para que dê certo.
Abaixo, você pode conferir algumas dicas para dar início às suas estratégias de marketing digital dentro da clínica!
Conheça a sua persona
Persona é um conceito que cria um cliente fictício ideal para o seu negócio. Ele é extremamente importante para o marketing digital, já que, sem ele, a criação de conteúdo não é direcionada para o público que possui o perfil que se deseja atingir.
Sua persona deve possuir nome, idade, classe social, objetivos e gostos, pois essas características é que a definem. Além disso, ela também deve possuir uma dor, mesmo que a desconheça.
Tudo isso são informações que devem ser pautas do material que você cria, permitindo que desenvolva um conteúdo voltado para o público que provavelmente o consumiria.
Aja de acordo com o Código de Ética Médica
Antes que implemente o marketing digital em sua clínica, verifique e esteja atualizado sobre o Código de Ética Médica, assim como a resolução CFM (Conselho Federal de Medicina) N° 1974/2011, que regulamenta as ações de comunicação e propaganda dentro da área da saúde.
Isso é necessário, tendo em vista que uma clínica deve respeitar os parâmetros e critérios das normas médicas e dos profissionais da saúde. Caso infrinja uma das regras citadas, sua clínica poderá ser multada e sofrer penalidades.
Tenha um site profissional e otimizado
Para ter uma presença assertiva na Web, é necessário ter à sua disposição um site moderno, intuitivo, profissional e otimizado para funcionar igualmente em computadores e dispositivos móveis.
Tenha um texto conciso e explicativo a respeito dos seus serviços, valores e história. Não se esqueça de exibir seus canais de contato de forma fácil para que o seu futuro paciente consiga entrar em contato com você o mais rápido possível quando desejar.
Não ignore as redes sociais
Na atualidade, não estar em uma rede social é o mesmo que jogar a visibilidade fora. Hoje, se um negócio quer estar vivo na internet, precisa ter redes sociais ativas.
Esses canais são poderosos meios de comunicação, além de permitirem uma melhor interação com o público, sendo o espaço perfeito para divulgação enquanto se interage com seus pacientes tirando dúvidas, por exemplo.
Lembre-se que ele também é um ambiente de negócio. Encare as críticas e reclamações de forma madura para não perder a credibilidade com aqueles que confiam em sua marca.
O marketing digital é um grande diferencial para a sua clínica
Como podemos ver, o marketing digital é um grande diferencial para a sua marca, permitindo consolidá-la mais facilmente no mercado.
O que antes dependia quase que exclusivamente do marketing boca a boca para se tornar uma referência, hoje, com a implementação de tecnologias e abordagens direcionadas ao online, uma clínica consegue ser reconhecida muito mais facilmente.
Por isso, contar com uma agência de marketing digital que realmente seja capaz de ajudar você será de enorme relevância. Saiba que nenhuma está mais preparada para alavancar o seu negócio do que a Inside DIgital.
Possuímos uma equipe que sabe trabalhar com todas as tendências do mercado, assim como aplicar todas as estratégias para ampliar a visibilidade do seu negócio.
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